Em alusão ao mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o tema do suicídio, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), e do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), promoveu, nesta segunda-feira (25/9), o evento “Setembro amarelo: sua vida importa”, direcionado aos membros, servidores e estagiários do MPMS.

A abertura contou com a presença do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; da Promotora de Justiça e Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Clarissa Carlotto Torres; e da Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do GAEDS, Daniela Cristina Guiotti.

Em sua fala, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, ressaltou a importância do encontro para trazer esclarecimentos sobre o tema, dos canais de atendimento e principalmente como ajudar alguém que esteja passando por situações vulneráveis e com tendência suicida: “Esse evento é decorrente de uma atuação sinérgica de diferentes setores de dentro do MPMS. Que a gente possa ajudar e reconhecer aqueles que necessitam de ajuda e que tenhamos a oportunidade de aprender como pedir ajuda, onde pedir ajuda. Este ano o município de Campo Grande baixou um boletim epidemiológico de suicídio aqui na capital, então o assunto é bem sério e ele na verdade é o extremo de uma questão mais abrangente que é a questão da saúde mental”.

A Coordenadora Adjunta do GAEDS, Daniela Cristina Guiotti, também refletiu sobre a importância em debater o tema e levar para a sociedade informações úteis e de acolhimento, no intuito das pessoas sentirem-se seguras para conversar sobre suas angústias e problemas.

Na ocasião, a Promotora de Justiça lançou a “Cartilha Setembro Amarelo”. “Este evento foi pensado em razão desta demanda crescente que nós vemos na saúde pública, que é o problema de saúde mental. A cada dia nós visualizamos que as pessoas estão adoecendo e precisamos trabalhar esse tema, pensando nisso nós elaboramos uma pequena cartilha para auxílio dos nossos colegas, membros do MPMS, para saberem lidar de forma correta e sensível com o tema”.

 

Palestras

A primeira palestra foi realizada pelo Major RR e Capelão Militar do CBM/MS Edilson dos Reis, que abordou o tema “Manejo na Crise Suicida: Formas de Intervenção e Prevenção”.

Em seguida o Teólogo e Presidente do Grupo Amor Vida, Daniel Rodrigues Santana, apresentou o Projeto Grupo Amor Vida (GAV).

Por fim, a Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Psiquiatria (ASMP), Gislayne Budib Poleto, discorreu sobre “Transtornos Mentais e Tentativas de Suicídio”.

 

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS