Já virou tradição.

Todos os anos, crianças e adolescentes assistidas por instituições que promovem a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência e/ou carentes esperam pela magia do Natal, em forma de brinquedos doados por todos aqueles que se sentem felizes ao ver o sorriso de uma criança.

E para a magia acontecer, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAO Direitos Humanos), lançou, nesta quinta-feira (26/10), a 9ª edição da Campanha “Compartilhe o Natal”.

Com a presença de membros, servidores e empresas parceiras da campanha, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, representando o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, saudou a todos e ressaltou a importância da campanha, que vai além de presentear com brinquedos, pois faz a sociedade despertar para a inclusão.

A Coordenadora do Núcleo da Cidadania (NUCI), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, apresentou a campanha deste ano, os parceiros e agradeceu todas as pessoas envolvidas nesta ação que já arrecadou mais de 40 mil brinquedos.

A Promotora de Justiça da comarca de Ribas do Rio Pardo, Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, explicou a importância da participação de empresas parceiras para presentear crianças e adolescentes acolhidas em instituições filantrópicas. A Promotora de Justiça relembrou as edições realizadas nos municípios de Corumbá e Ladário que mobilizaram a sociedade e os empresários locais para a ação.

Por sua vez, a Vice-Presidente da Associação Pestalozzi de Campo Grande, Aparecida Bueno Nogueira, enalteceu a iniciativa do MPMS e refletiu que a campanha é esperada todos os anos, pois demonstra a atenção do Ministério Público Estadual para essas crianças e adolescentes, que muitas vezes precisam de um olhar mais sensível e acolhedor.

Por fim, o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público –ASMMP, Fabrício Secafen Mingatti, ressaltou a imensa satisfação em fazer parte da campanha e poder mobilizar todos os membros do MPMS, por meio da Associação, para proporcionar alegria e esperança não só para os que recebem os presentes, mas para aqueles que doam principalmente o tempo, “formando uma verdadeira corrente do bem”.

O lançamento contou com a apresentação do Coral Infanto-Juvenil Sesc Lageado. A cerimônia também homenageou as instituições parceiras: Águas Guariroba S.A., Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, ASMMP; Berpram Reciclagem e Preservação Ambiental; Caixa de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, Unisaúde; CG Solurb Soluções Ambientais, Consórcio Guaicurus, Drogaria São Leopoldo, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Famasul; Financial Imobiliária,  Grupo Pereira Comper/Fort Atacadista, Grupo Raviera, Indústria e Comércio de Bebidas Funada, Instituto Baisch Medicina Esportiva, Liga do Bem, MS Equipamentos New Holland Agriculture,  Refriko, SESMT Ocupacional – Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e  SEST SENAT.

 

A Campanha

Em nove anos de realização, a campanha promovida pelo Ministério Público Estadual já beneficiou mais de 26 mil crianças em todo o Estado, sempre com o intuito de arrecadar brinquedos que serão distribuídos nas instituições que atendem crianças e adolescentes carentes, prioritariamente com deficiência.

Vale lembrar que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul acompanha todas as etapas da campanha, assegurando que os brinquedos cheguem até os beneficiados.

Neste ano, as instituições beneficiadas pela ação são:

Associação Lar do Pequeno Assis – ALPA, Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande – AMA, Associação Anandamóyi, Associação Irmãs Franciscanas de São José, Associação Juliano Varela, Associação Pestalozzi de Campo Grande, Associação Renasce Uma Nova Esperança, Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas – ISMAC, Projeto Segunda Casa e Recanto da Criança.

Clique aqui para ver as fotos do lançamento.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS