No último domingo (1º/10), eleitores de todo Brasil foram às urnas para escolherem os conselheiros tutelares que atuarão na gestão 2024/2027. Em Mato Grosso do Sul, várias cidades registraram recorde de participação popular no pleito, que utilizou, pela primeira vez, urnas eletrônicas para a votação de forma unificada em todo país.

De acordo com a Promotora de Justiça do Núcleo da Infância e da Juventude, Fabrícia Barbosa Lima, 39 municípios utilizaram as urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral, conforme a Resolução TSE nº 23.719/2023. Ao todo, foram utilizadas 329 urnas em todo estado, representando um grande avanço em relação às eleições anteriores.

A Capital registrou ainda expressivo número de eleitores, superando o pleito de 2020 que obteve aproximadamente 20 mil votos. Neste ano, mais de 36,5 mil pessoas compareceram às urnas para escolherem representantes da sociedade civil que vão garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Para o Promotor de Justiça da 46ª PJ da Infância, Oscar de Almeida Bessa Filho, as eleições em Campo Grande ocorreram de forma tranquila, com poucos registros de violações às regras eleitorais. Ao todo, 112 candidatos disputaram a eleição, sendo escolhidos pela população 40 conselheiros tutelares e 80 suplentes dos conselhos tutelares da cidade, para o quadriênio 2024/2027.

Na segunda maior cidade do estado, 8.635 eleitores foram às urnas para escolherem 10 membros para o Conselho Tutelar e oito suplentes. Assim como nas demais cidades, a eleição em Dourados ocorreu de forma pacífica.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul atuou em todo o Estado, com a participação dos Promotores de Justiça, que fiscalizaram e combateram irregularidades e ilícitos durante o pleito.

A proclamação oficial dos eleitos será feita por meio de publicação de Edital no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, na edição de terça-feira (3/10) e a posse, para o exercício do mandato de quatro anos, será no dia 10 de janeiro de 2024.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: CAO Infância MPMS