Com o intuito de conscientizar a população acerca da importância da vacinação, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Governo de MS formalizaram, nesta segunda-feira (2/10), a adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por iniciativa da Comissão da Saúde. O ato aconteceu no Gabinete do Receptivo do Governo do Estado.

A adesão foi oficializada pelo Governador do Estado, Eduardo Riedel; pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; e pelo Presidente da Comissão da Saúde do CNMP, Conselheiro Jayme de Oliveira.

O Governador Eduardo Riedel disse que a adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma junção de esforços para conscientizar a população e aumentar os índices da cobertura vacinal em todo o Mato Grosso do Sul. “As iniciativas que contribuem para este fim terão o nosso apoio”.

No mesmo sentido, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, explicou que a campanha é uma parceria do MPMS com o Governo do Estado, e o foco é imunizar a população com todas as vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Este é o desafio, fazer com que as pessoas voltem a se vacinar e que tenham essa responsabilidade e ato de empatia com toda a sociedade”.

A Secretária Adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, elogiou a iniciativa e destacou que a ação vai estimular a população a cumprir o calendário vacinal, “evitando uma série de doenças que já foram erradicadas no Brasil”.

Para o Presidente da Comissão da Saúde do CNMP, Jayme de Oliveira, o engajamento de todos é fundamental para garantir a proteção da população. E reforçou: “Vacinar-se é uma iniciativa de fraternidade. Quando você se vacina, não está só se protegendo como também está protegendo sua família, amigos e sua comunidade”.

Acompanharam o ato o Conselheiro do CNMP e Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos; o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo do MPMS, Romão Avila Milhan Junior; e o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati; o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro; e demais autoridades. 

Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS