O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Programa MP TEA, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta segunda-feira (23/10), participando da audiência pública “Autismo, Inclusão e Direitos: Um Diálogo à Compreensão para Proteção”. O evento foi proposto pelo Deputado Neno Razuk, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Na oportunidade, Paulo Ishikawa apresentou aos presentes o Programa MP TEA que visa, dentre outros objetivos, a disseminar informações relativas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a outras síndromes, no âmbito do MPMS, por meio de campanhas de conscientização e iniciativas de respeito à neurodiversidade no ambiente de trabalho, proporcionando melhores condições de adaptação, bem como aproveitando e direcionando suas potencialidades.

“A informação é uma forma de inclusão, por isso precisamos do debate, de espaços de falas, para fomentar ações que melhorem a vida de um autista ou pais de autistas”, declarou o Promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa.

Durante a audiência, houve o lançamento da cartilha com informações sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será distribuída à comunidade e está disponível on-line, podendo ser acessada aqui.

Os sinais clínicos da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o diagnóstico, o tratamento, as formas de como lidar com o comportamento infantil, os direitos e o futuro são informações que estão na Cartilha “Autismo, conhecer para proteger”.

Texto: Waléria Leite, com informações da Agência ALEMS

Foto: Luciana Nassar - Agência ALEMS