Nessa quarta-feira (25/10), a Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (GAEP), Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, finalizou a segunda etapa do Projeto Aurora, e já deu início à terceira turma de candidatos. Há exatos dois anos, o Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande implantou a este projeto idealizado pela 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

A solenidade de encerramento da segunda turma reuniu o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), Rodrigo Rossi Maiorchini, que iniciou o evento e recebeu a rede de apoiadores formada por instituições parceiras, autoridades e as 11 reeducandas, que receberam lembranças do projeto, além das outras 20 pré-selecionadas, que integram a 3ª etapa do projeto.

“No Projeto Aurora, nós fomos abraçadas. Nós somos fortes, nós conseguimos. E a minha dica para quem vai começar, é que não desista, não é fácil, mas não é impossível. Eu consegui, e estou aqui. Não desistam”. Este foi o recado da participante que concluiu o 2º ciclo do projeto, e falou em nome das colegas.

A psicóloga Ignez Charbel Stephanini, que faz parte da rede de apoiadores agradeceu em nome dos participantes que integram o projeto. “Este é um projeto formado por parcerias, por meio dos esforços sustentados, buscamos quebrar ciclos. Dra. Jiskia, agradeço a oportunidade de ser uma das colaboradoras do Projeto Aurora.”

“Não é fácil fazer com que as pessoas queiram mudar, é um grande desafio, e a gente sabe que sem essa grande parceria a gente não teria caminhado tanto e a nossa jornada não seria tão especial como tem sido. Porque é uma troca a todo momento, e cada um dos parceiros que estão aqui, desempenham um papel fundamental na reconstrução das pessoas que são acolhidas pelo Projeto, e nós reconhecemos que cada um aqui está dando o seu melhor”. Agradeceu a Promotora de Justiça Jiskia Trentin. 

 

Parceiros do Projeto Aurora

As parcerias que apoiam o projeto são: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), por meio de sua Direção-Geral, do Escritório Social, do Patronato Penitenciário, e, sobretudo, da equipe do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande; Instituto Rorschach de Mato Grosso do Sul; Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da UCDB; Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres; Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT); e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e sua Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB); Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG); Instituto Ação pela Paz; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (SEBRAE/MS); Faculdade Estácio de Sá; Coach em Inteligência Emocional Karine Godoy; Conselho Penitenciário Estadual; Cooperativa Central Aurora Alimentos (Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste); Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (FUNTRAB/MS); Pastoral Carcerária; Instituto Mirim de Campo Grande; e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MS). Assim, o projeto conta atualmente com um total de 18 colaboradores.

 

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS