O Conselho Institucional de Segurança de Campo Grande (Coisec), presidido pela Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, realizou nesta quarta-feira (22/11), o 1° Seminário de Segurança Pública, no auditório da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEPOL-MS).

O objetivo deste seminário é alinhar as ações policiais que desencadeiam atos inquisitórios e processuais, no intuito de buscar novas soluções junto às instituições atuantes no âmbito da investigação criminal.

A Presidente do Coisec, Livia Bariani, ao iniciar os trabalhos, agradeceu a ADEPOL-MS pela cedência do espaço e a participação dos palestrantes. A Promotora de Justiça lembrou sobre a importância desta proximidade, união e padronização entre as Instituições. “Vejo que esse é o meio mais fácil que a gente pode se comunicar, a troca de ideias, o contato e de experiências. Não é fácil a junção, mas precisamos alinhar nossa atuação, nós representamos o Estado, todos nós somos responsáveis pela atuação da segurança pública”.

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes falou sobre a importância do conhecimento no dia a dia do profissional técnico. “Como a nossa Promotora disse, nós somos servidores públicos e o nosso objetivo é prestar realmente um serviço de qualidade para a nossa sociedade, para que não tenhamos problemas com a gestão dos nossos processos e dos nossos inquéritos. A melhoria se faz na busca do conhecimento, e é por isso que os senhores e as senhoras estão aqui hoje. Então, só tenho a desejar a todos que aproveitem a oportunidade de adquirir o conhecimento”.

A aula magna de abertura foi realizada de forma on-line, pelo membro do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América, Mário Cunha, que explicou aos participantes sobre “O papel do Consulado Americano na participação da segurança pública”.

Na sequência, os representantes do MPMS, Promotores de Justiça José Arturo Iunes Bobadilla Garcia e Ricardo Benito Crepaldi, ministraram a palestra “Elementos indispensáveis para a aplicação da fase processual (provas, envolvidos, testemunhas)”.

No período da tarde, mais três palestras somaram para a continuidade do seminário: o Major da PM Frederico Françoso Canola discorreu sobre o “Direito Penal Militar e a investigação de crimes militares pela Polícia Judiciária Militar”; o Delegado João Eduardo Santana Davanço abordou o tema “Atendimento a locais de crime pelas forças de Segurança Pública”; e, para encerrar os trabalhos o Delegado Carlos Delano Ghering falou sobre “A responsabilidade do Profissional de Segurança Pública no desenvolvimento da Ação Penal”.

Evento - 1° Seminário de Segurança Pública

Participaram da mesa de abertura do evento: a Promotora de Justiça e Presidente do Conselho Institucional de Segurança de Campo Grande (Coisec), Lívia Carla Guadanhim Bariani; o 2° Secretário do Coisec, Coronel QOPM Claudemir de Melo Domingos Braz; o 1° Vice-Presidente do Coisec, Coronel QOPM Emerson de Almeida Vicente; 2° Vice-Presidente do Coisec, Delegado de Polícia Civil João Eduardo Santana Davanço; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes; o Delegado da Polícia Civil Rodrigo Vasconcelos Braga; e o Presidente da ADEPOL, Delegado de Polícia Civil André Matsushita Gonçalves.

Na oportunidade, a Promotora de Justiça Cristiane Amaral Cavalcante prestigiou o evento.

Confira as fotos aqui

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS