Os Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta terça-feira (21), sessão solene de outorga da “Medalha do Legislativo Zumbi dos Palmares”. O evento é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, esteve representado pelo Promotor de Justiça e Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), Douglas Silva Teixeira, que recebeu a homenagem. “Conseguimos perceber que o negro esteve presente em todos os momentos importantes do nosso país, mesmo recebendo um tratamento desumano. Em eventos como este, temos a possibilidade de discutir o tema, homenagear pessoas como vocês, que fazem a diferença. Então, esta Casa de Leis, receba meus sinceros cumprimentos por essa iniciativa e a vocês, que são homenageados e homenageadas, minha admiração”, afirmou Douglas Teixeira.

Em sua fala, o Vereador Júnior Coringa, proponente da solenidade, defendeu a ampliação das políticas públicas de combate ao racismo. “Em Campo Grande, uma cidade moderna, ainda tem racismo e preconceito, ainda tem segregação racial. Eu sofri racismo por ser um jovem negro, morador de um bairro periférico. Mas, nunca abaixei a cabeça. O racismo não vai deixar que eu desista dos meus sonhos. Enfrento todos os dias o racismo de cabeça erguida. Não podemos desistir nem desanimar e, para isso, precisamos de políticas públicas, de cultura negra, de mais capoeira nos bairros. Que vocês nunca desistam de lutar pela igualdade racial e contra o racismo”, finalizou.

Mesa de autoridades

A solenidade foi presidida pelo proponente da sessão, o Vereador Júnior Coringa, acompanhado do 3º Secretário da Câmara Municipal de Campo Grande, Vereador Ronilço Guerreiro; pelo Promotor de Justiça e Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), Douglas da Silva Teixeira; pelo Vice-Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Willer Alves de Almeida; pela Coordenadora de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial da Subsecretaria dos Direitos Humanos da Prefeitura de Campo Grande, Rosana Anunciação; Coordenador do Setorial de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores de MS, André Luiz Silva dos Santos; pelo Professor de Capoeira e Conselheiro Estadual de Cultura e Coordenador-Geral do Colegiado Municipal de Capoeira de Campo Grande, Carlos de Arruda Anunciato; e pelo Presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Afroestadual de Mato Grosso do Sul, Cícero das Chagas Oliveira.

Sobre a “Medalha do Legislativo Zumbi dos Palmares”

A comenda é concedida às pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate à discriminação ou preconceito, bem como na defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida. A homenagem foi criada por meio do Decreto Legislativo nº 690/01.

 

Texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Imagens: Câmara Municipal de CG