A Promotora de Justiça titular da 76ª Promotoria de Justiça da Saúde de Campo Grande, Daniela Cristina Guiotti, participou nesta terça-feira (14/11), da Audiência Pública na Assembleia Legislativa de MS para tratar de soluções no Sistema de Regulação de Vagas no SUS no Estado.

A audiência foi proposta pelo deputado estadual Pedrossian Neto, e objetivou debater sobre as longas filas de espera por consultas e cirurgias pelo SUS, em Mato Grosso do Sul e medidas para reverter esse quadro. Estima-se que ao menos 14 mil pessoas aguardam por procedimentos.

Na ocasião, a Promotora Daniela Guiotti, representando o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou a importância da transparência do sistema de regulação da fila de espera por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, além da necessidade do fortalecimento das regiões micro e macro de saúde, com investimentos adequados para que se reverta o quadro atual na saúde pública. A Promotora pontuou ainda que o sistema de regulação de municípios e estado deveria ser integrado, o que não ocorre atualmente, para que haja informações seguras e atualizadas sobre a regulação de vagas.

Foram chamados para a audiência presidentes dos hospitais, como a Santa Casa, Cassems, Pênfigo, São Julião, Hospital Regional, entre outros.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Foto: ALEMS