O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo, Romão Avila Milhan Junior, participou nesta sexta-feira da inauguração oficial do sinal aberto da Rádio e TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A inauguração aconteceu na estação de telecomunicação, construída no estacionamento da ALEMS, e contou com a presença de autoridades e profissionais de comunicação.

Para o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro, os canais de comunicação possibilitarão que cidadãos dos municípios do interior do Estado possam acompanhar os trabalhos realizados pela ALEMS: “É mais uma ferramenta para a população acompanhar em tempo real, de forma dinâmica e mais transparente, os trabalhos legislativos. Este é um momento histórico para a Casa de Leis e o nosso desafio agora é chegar ao interior ao vivo”, ressaltou.

Cabe ressaltar que, por meio do Acordo de Cooperação Técnica, o MPMS transmite o programa “MP na TV” em dias fixos, com reprises, e busca, com uma linguagem mais simples e direta, apresentar ao público sul-mato-grossense o trabalho realizado pelo Ministério Público.

A TV ALEMS pode ser assistida no canal 7.2, e a Rádio ALEMS pode ser ouvida pela frequência FM 105.5. Fruto de um acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e o Senado Federal, a edificação da torre e a implementação do site de transmissão da TV viabilizaram a transmissão, em sinal de tv aberta, dos canais da TV Senado (canal 7.1), TV Câmara Federal (canal 7.3), TV Câmara Municipal (canal 7.4) e da nossa TV ALEMS (canal 7.2).

Estrutura

A estrutura principal da torre atinge a altura de 70 metros, somando mais 12 metros do tubulão, totalizando uma altura de 82 metros. Os sistemas de transmissão estão atualmente configurados no formato digital, oferecendo a capacidade de expansão do sinal para a área aberta e para o interior do Estado.

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques com informações da ALEMS