O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, presidiu sua última reunião ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, nesta quinta-feira (25/4). Alexandre Magno deixa a chefia após quatro anos de gestão e o Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, recém-eleito pela classe, assumirá.

Em clima de despedida, membros que compõem o Colégio fizeram o uso da palavra para homenagear e agradecer ao Procurador-Geral de Justiça. O Procurador de Justiça Gerardo Eriberto de Morais disse que Alexandre Magno teve sabedoria para construir parcerias necessárias e conquistar o apoio do Colégio de Procuradores de Justiça, e que trouxe para o MPMS e a sociedade inúmeras melhorias resultando em dois mandatos “extremamente exitosos”.

O Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos agradeceu a forma como Alexandre Magno conduziu o MPMS em seus mandatos. “Primeiro Promotor de Justiça a ocupar o cargo de Procurador-Geral de Justiça e o fez de maneira íntegra. Extremamente corajoso e demonstrou firmeza na defesa do Ministério Público”. Paulo Passos relembrou os desafios da gestão de Alexandre Magno, como a pandemia da covid-19 e reforçou que Magno conseguiu conduzir o MPMS com unidade. “Lideramos o Estado de Mato Grosso do Sul no enfrentamento da pandemia e o Ministério Público saiu mais forte, unido e respeitado perante a sociedade”.

Paulo Passos destacou que a gestão de Alexandre Magno foi marcada por avanços, alterou a estrutura institucional e ao lado da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP) consagrou o MPMS no cenário nacional. “Vossa Excelência ao findar o seu mandato deixa um legado de orgulho para todos nós que somos integrantes do Parquet sul-mato-grossense. Desejo que sua vida seja repleta de felicidade e sucesso”.

No mesmo sentido, os Procuradores de Justiça Irma Vieira de Santana e Anzoategui, Sérgio Luiz Morelli, Evaldo Borges Rodrigues da Costa, Ana Lara Camargo de Castro e Humberto de Matos Brittes elogiaram a competência, habilidade e a força de Alexandre Magno na defesa das prerrogativas do Ministério Público e agradeceram por todo o serviço prestado à frente da instituição. “Hoje é dia de colher frutos, e Vossa Excelência está colhendo hoje o agradecimento profundo de todos os colegas”, destacou Morelli.

O Presidente da ASMMP, Promotor de Justiça Fabricio Secafen Mingati, agradeceu a Alexandre Magno por todos os benefícios que trouxe para a Instituição e a sociedade nos quatro anos de mandato, bem como destacou que a dedicação é sua grande qualidade. “Isso é algo que nos motiva e que nos agrega”. Gratidão eterna e sigamos com novas lutas e desafios”.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda fez um breve relato sobre suas experiências profissionais, sonhos e objetivos. Nos quatro anos de gestão ele defendeu a importância da unidade institucional e na sua avaliação este foco fortaleceu ainda mais a instituição.

Sobre os avanços no MPMS, Alexandre Magno citou como destaques a construção do Complexo Institucional da Procuradoria-Geral de Justiça, as reformas e ampliações nas sedes das Promotorias do interior do Estado e as inovações tecnológicas. “MPMS extremamente respeitado, elegemos um Conselheiro Nacional e tivemos muitas conquistas em Brasília”.

Para finalizar, agradeceu todos os integrantes da sua equipe, servidores e colaboradores e destacou que o êxito dos quatro anos de gestão foi construído por todos. “Tudo deu certo porque nós trabalhamos juntos. Agradeço a Deus, minha família, meus amigos e a todos as senhoras e os senhores.  Muito obrigado por ter me dado a oportunidade de servir ao MPMS e à sociedade”.

Apresentação

Durante a reunião ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça foi apreciado o Relatório Anual de Atividades do Ministério Público referente ao ano de 2023. A apresentação ficou a cargo do Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS