Com o intuito de sensibilizar e coibir o assédio, o constrangimento e a violência contra a mulher, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), promove uma série de ações durante os eventos da Expogrande.

Durante a feira agropecuária, as equipes do Núcleo da Cidadania (NUCI) e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), em parceria com a Polícia Civil e a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), trabalharão para conscientização dos frequentadores do evento, por meio da Campanha “Não é Não!”.

A ideia é iniciar um trabalho preventivo, com a distribuição de materiais educativos, que terão o objetivo de evitar o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como espetáculos musicais em locais fechados ou shows.

O constrangimento é quando há insistência em uma interação após a discordância da mulher; a importunação sexual é praticar ato libidinoso contra alguém e sem a sua anuência; a violência se configura no uso da força que resulta em lesão, morte ou danos previstos em lei; e o estupro consiste em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar sexo ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

A ação do MPMS prevê a fixação de cartazes em locais de fácil visualização, distribuição de bottons adesivos e aplicação de tatuagem temporária com o lema “Não é Não!”. Os materiais contêm orientações de como proceder, caso alguém sofra ou presencie os crimes sexuais contra a mulher.

A Dut´s Entretenimento também participa das estratégias de marketing que foram criadas pela Assessoria de Comunicação do MPMS, divulgando no palco dos shows mensagens em áudio e em vídeo.

Confira as fotos aqui.

Texto: Cynthia Silveira e Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Divulgação: Núcleo de Marketing da Assessoria de Comunicação do MPMS