Os projetos “Portal das Fundações”, “Propositor de Denúncia de Violência Doméstica” e "Laboratório de Liderança" desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), foram escolhidos, junto a outros 21 de todo o Brasil, para compor a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, que ocorrerá na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios no dia 20 de junho de 2024, e integrará a programação do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público.

O “Portal das Fundações” é uma plataforma on-line que tem como objetivo disponibilizar informações para orientar as prestações de contas das fundações que operam no estado de Mato Grosso do Sul, além de promover a transparência e a visibilidade das atividades dessas organizações. A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento de Apoio às Atividades de Execução (DAEX), coordenada pela Promotora de Justiça Ludmila Paula Castro Silva; e pelo Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial do MPMS.

Já o “Propositor de Denúncia de Violência Doméstica” é um robô especializado no uso de inteligência artificial para o combate à violência doméstica. Veio como uma forma de auxílio para as Promotorias de Justiça atuantes nesta área e dedicadas ao enfrentamento aos crimes que a envolvem. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do MPMS, sob a orientação do Promotor de Justiça Felipe Almeida Marques.

O "Laboratório de Liderança" consiste em uma capacitação com o objetivo de desenvolver a habilidade de liderança através de palestras. O projeto foi desenvolvido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange). São responsáveis pelo projeto a Diretora da Seplange, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, e o Técnico Wagner Carstens Marques de Sousa.

A VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público é organizada em quatro categorias: Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa), Soluções área-meio, Soluções área-fim e Estratégia, Planejamento e Boas Práticas. “O Portal das Fundações” figura na categoria de Estratégia, Planejamento e Boas Práticas assim como o "Laboratório de Lideranças"; e o “Propositor de Denúncia de Violência Doméstica” participa em Tecnologias Emergentes.

Texto: Taís Wölfert/Residente em Jornalismo e Cynthia Silveira – Assecom MPMS