Estado e Municípios juntos e participando ativamente da construção de uma gestão eficiente, orientada por metas para garantir entregas e melhores serviços à população. É com esse intuito que o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, lançou na segunda-feira (22/4), o programa “MS Ativo – Municipalismo", tendo quatro áreas como prioritárias: Educação, Infraestrutura, Saúde e Assistência Social.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e do Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, recém-eleito pela classe para ocupar a chefia do Parquet.

O MS Ativo é uma forma de gestão pública, por meio de uma parceria entre a gestão estadual e os municípios, orientada por resultados para a solução dos desafios específicos de cada cidade. Foram convidados para o lançamento do “MS Ativo – Municipalismo", os 79 Prefeitos de Mato Grosso do Sul.

Ao longo de todo o ano passado e início de 2024, foi realizada a primeira fase dessa iniciativa, embasada nas demandas de cada Município, em especial, em infraestrutura urbana e rodoviária. Agora, o Governo do Estado dá início à 2ª fase do programa, que é o municipalismo baseado em programas.

O Governador Eduardo Riedel explicou que os Municípios vão ser contemplados por programas já estabelecidos. Nesse modelo, os Municípios terão acesso a informações e suporte técnico especializado, fortalecendo suas capacidades e ampliando o impacto das políticas públicas implementadas. “O Municipalismo MS Ativo é um segundo momento do municipalismo. O primeiro é aquela interação direta da demanda de infraestrutura. Ela continua, mas a gente vai além. Não tem como fazer saúde, educação e assistência social se não for em uma parceria estreita com o município. É o que a gente vai mostrar. O 2º momento são os programas. E o 3º momento, que vai ser construído a partir de agora, é o sistema de cooperação com monitoramento dos resultados por essa parceria”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS – com informações do Governo do MS

Fotos: Ana Paula Leite/Bruno Rezende/Saul Schramm