O Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCIB), do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, lançou, nesta sexta-feira (5/4), o seu Portal de Apoio e explicou suas funcionalidades. O encontro virtual foi direcionado aos Procuradores de Justiça e Promotores de Justiça, assessores e servidores da área de Tecnologia da Informação.

A abertura do evento foi realizada pelo Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), Helton Fonseca Bernardes, que agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, pelo apoio institucional na criação do Portal. Ele também parabenizou os Promotores de Justiça e Coordenadores Adjuntos do NUCIB, Michel Maesano Mancuelho e Felipe Almeida Marques, pela idealização da ferramenta, bem como destacou que “o projeto ficou fantástico”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, reforçou que combater os crimes cibernéticos sempre foi o foco em sua gestão, e que os Promotores de Justiça e Coordenadores Adjuntos do NUCIB possuem gabarito, aptidão e conhecimento para realizar este trabalho “com brilhantismo”.

Na sequência, os Coordenadores Adjuntos do NUCIB, conduziram a apresentação do Portal e demais serviços do Núcleo, e ainda expuseram quais procedimentos adotar diante dos recentes julgados em provas cibernéticas.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS