O Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, João Linhares Júnior, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM), grau Distinção, durante solenidade realizada nesta quarta-feira (10/4), no Clube do Exército que celebrou os 216 anos da Justiça Militar da União (JMU).

A cerimônia que foi conduzida pelo chanceler da Ordem, o Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, também homenageou diversas personalidades e instituições de destaque agraciadas com o mais alto grau da Comenda, a Grã-Cruz, entregues aos Ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF); além do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

Para João Linhares Júnior o recebimento deste galardão representa um júbilo. “Nosso trabalho é singelo, sem visar distinções ou prêmios, mas efetuado primordialmente com muito amor e entusiasmo no interior do país, sobretudo junto aos vulneráveis, às aldeias indígenas, na faixa de fronteira com o Paraguai, região muito sensível para a Segurança Pública e a soberania do Brasil. Buscamos sempre promover cidadania, dignidade e justiça. A tarefa é árdua e complexa. E quando isso ecoa, acaba sendo profícuo e alvissareiro.”

A Ordem do Mérito Judiciário Militar é concedida a integrantes da Justiça Militar da União e a Magistrados(as), Juristas, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública da União, da Advocacia-Geral da União, das Forças Armadas e de outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que, pelos serviços prestados, se tenham tornado credoras de homenagem da Justiça Militar da União.

Reconhecimento

A Ordem do Mérito Judiciário Militar foi instituída pelo Superior Tribunal Militar em 12 de junho de 1957, com o intuito de homenagear pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio da concessão de insígnias nos graus de Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS