Você está navegando em modo de alto contraste!

Desative-o usando o botão

SEPLANGE Secretaria de Planejamento e Gestão

Planejamento Estratégico - Objetivos e Resultados Chaves (OKR) - 3 meses

Gestão por OKRs: Do Plano ao Resultado

          Nos últimos anos, o setor público evoluiu no planejamento e gestão estratégica, adotando metodologias já consolidadas na iniciativa privada, seguindo as tendências nacionais e internacionais, com detalhada análise dos cenários internos e externos e, ainda, com a definição de indicadores que pudessem representar a atuação e evolução de cada órgão. Entretanto, as peculiaridades intrínsecas da gestão pública demonstraram ser insuficientes para o real monitoramento da estratégica e obtenção dos resultados, tendo em vista os entraves burocráticos e os rigorosos sistemas de controles internos e externos.

 

          Neste sentido, surgiu a necessidade de se otimizar a gestão, com adoção de métodos que pudessem conciliar o efetivo controle dos processos internos com os resultados esperados pela sociedade.

 

       Nesta tendência, emergem as inovações disruptivas, mediante transformação digital, pensamento Lean e abordagem ágil, de forma a impor maior velocidade e dinamismo nos processos de criação. E assim, neste contexto, surgem os OKRs como uma nova abordagem de gestão e que são case de sucesso nas organizações onde foram implementados, tais como: Intel, Google, Amazon, Airbnb, Linkedin, Netflix, Walmart, entre outros.

 

           Os OKRs criam alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis, buscando garantir que todos do time andem em um ritmo constante e na mesma direção. Ele impacta diretamente o desenvolvimento das pessoas, disseminando uma cultura disruptiva, gerando um espírito empreendedor e sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores, sempre alinhado com as diretrizes estratégicas da organização.

 

          Os OKRs possuem uma abordagem ágil, colaborativa, que valorizam o trabalho em equipe e possuem foco no resultado, mas não é apenas isto. A metodologia OKR evidenciou o elemento humano na inovação institucional, por despertar um senso de propósito em cada membro da equipe e sua participação na construção de um modelo baseado na gestão por resultados. A responsabilidade se transformou em inspiração e a criatividade passou a fazer parte de cada decisão da equipe.

 

          O efeito dessa transformação foi contagiante, com a ampliação do projeto de 04 (quatro) para 16 (dezesseis) áreas distintas da Administração Interna do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul - MPMS. A competição interna deu lugar à integração das equipes, com a percepção de que todos são vencedores quando se tem em mente que o objetivo maior é alcançar a Missão Institucional do MPMS.

 

          Simplicidade, motivação e inspiração são os ingredientes da receita do OKR, com ciclos curtos de feedback e envolvimento de toda a equipe no resultado dos indicadores estratégicos.

 

          A metodologia possui cadências, como ciclos trimestrais dos OKRs e reuniões semanais para monitoramento da evolução dos OKRs, chamadas reuniões de check-in. Para isso foi desenvolvido, internamente na Seplange, um aplicativo que alimenta um Painel de BI, que está disponível para todos os integrantes do projeto. 

 

          Já foram executadas as duas primeiras etapas do Projeto de Gestão por OKRs. A metodologia foi implementada primeiramente na Área Meio, órgãos administrativos da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, e depois nos Centros de Apoio Operacional, Núcleos e Grupos de Atuação Especial, sendo que todos os envolvidos fizeram o projeto acontecer com comprometimento e engajamento, com o apoio dos seus respectivos líderes, que participam de todas as fases da implantação e tiveram um papel fundamental no sucesso do projeto.

 

          Os OKRs têm trazido uma verdadeira mudança de cultura e de mindset, pois as pessoas estão mudando a forma de pensar e agir e transformando a estratégia em hábito. Vencemos o desafio de mudar o foco de cumprir tarefas para foco em obter resultados, sempre com foco no por quê estamos fazendo o que fazemos e quais serão seus benefícios.
 

          Agora o projeto segue para sua terceira fase prevendo ganhos ainda maiores para a Instituição e que refletem, principalmente, num aprimoramento da prestação de serviço à sociedade.

#juntosvamosmaislonge

         

Planejamento Estratégico

Objetivos e Resultados Chaves (OKR) - 3 meses